Há 18 anos o cenário do país e do mercado era outro. O jeito de fazer comunicação era diferente, com termos já datados como BTL e ATL convivendo em universos completamente apartados. E foi justamente aí que a BFerraz nasceu, pronta para chacoalhar essa história.

Liderada por Bazinho Ferraz, um dos mais jovens e bem-sucedidos empresários da comunicação e do entretenimento no Brasil, ao lado de profissionais talentosos, que cresceram com a cultura da agência, como a VP de Criação e Planejamento Tatiana Palladino e as Diretoras de Atendimento Mariana Fleury e Carolina Pellicano, a BFerraz foi tomando forma ao colocar as marcas em contato com o consumidor por meio de experiências que começavam a gerar empatia, engajamento e fidelidade.

Foi assim que a agência se tornou reconhecida como trend setter dos movimentos culturais populares e referência em produção de conteúdo, independente do formato. “Desde o início nos posicionamos como uma agência estratégica e de ideias inovadoras. Nossas entregas não cabem em rótulos ou em caixas como evento, promoção, TV, digital ou press. A gente cria, planeja e produz ideias que viram conteúdos que acompanham a velocidade das conexões, extrapolam formatos e falam com um público cada vez maior”, afirma Bazinho.

O executivo lembra que cada vez mais as marcas têm visto os eventos como uma plataforma de conteúdo para criar campanhas que se desdobram no pré, durante e pós-evento, podendo ser distribuídas para qualquer meio. “Seja em um lançamento de produto, como #CineNasAlturas para Samsung, ou ativações de patrocínio, como de Fusion #FeelLikeaDJ e de Skol no Tomorrowland com #BeatsOfTomorrow, ou em projetos proprietários como #BatuqueDaBoa para Antarctica, o storytelling criado pela agência se materializa em experiências multiplataforma que viram conteúdo para as marcas e provocam o interesse dos seus consumidores gerando, assim, uma conexão genuína, além do reconhecimento do valor da marca”, exemplifica Bazinho.

Para Bruna Buas, diretora de Marketing da Antarctica, é justamente esse olhar 360º da agência que faz a diferença na execução dos projetos e resultados para a marca. “O pensamento estratégico e as soluções criativas fora da caixa são os diferenciais apresentados pela BFerraz nos projetos desenvolvidos com a Antarctica. Vemos a agência como uma forte parceira na construção de marca, independentemente da plataforma”, ressalta a executiva.

Acima, o Brastemp Experience, primeiro espaço conceito da marca de eletrodomésticos.
Acima, o Brastemp Experience, primeiro espaço conceito da marca de eletrodomésticos.

Um exemplo dessa conexão entre meios, marca e público é a mais recente aposta da Brastemp criada pela BFerraz: a Brastemp Experience, primeiro espaço conceito da marca, em São Paulo.  Com uma intensa programação de eventos, a casa é um ponto de conexão da marca com parceiros e consumidores por meio da troca de experiências e conhecimento. “Mais que ter uma loja, a BFerraz pensou fora da caixa ao trazer o conceito de Brastemp Experience como um celeiro de conteúdos relacionados a gastronomia e design, aproximando os produtos aos consumidores de uma forma diferente e inovadora, reforçando ainda mais a nova assinatura da marca ‘Sem dúvida, Brastemp’”, comenta Renato Firmiano, Diretor de marketing da Whirlpool Latin America.

Para o Natal do Palácio Avenida, em Curitiba, comandado em 2016 pela primeira vez pelo Bradesco, a BFerraz buscou estabelecer conexões entre o banco e o público de uma forma sensível e conseguiu materializar, por meio de espetáculos musicais e visuais, a magia natalina.

Ação do Bradesco no Natal do Palácio Avenida, em Curitiba: criatividade para mostrar que a arte e cultura têm o poder de transformação
Ação do Bradesco no Natal do Palácio Avenida, em Curitiba: criatividade para mostrar que a arte e cultura têm o poder de transformação

“Além da capacidade de execução e entrega de um evento com a magnitude do Natal do Bradesco no Palácio Avenida, a BFerraz conseguiu traduzir de forma criativa a crença do banco de que a arte e a cultura têm o poder de transformação de uma sociedade”, declara Márcio Parizotto, Diretor de Marketing do Bradesco.

A BFerraz também ajuda marcas a fazer história com promoções e lançamentos audaciosos, pensados estrategicamente para tornar o produto emblemático desde seu primeiro contato com o mercado. Quando Skol pensou em uma promoção de abrangência nacional, surgiu o Viva Las Vegas e assim foi entregue o maior case de social media da história da marca.

Outra longa parceria de sucesso da BFerraz está nos vários lançamentos que fez com a Audi. Em um dos eventos, as novas linhas foram exibidas em uma balsa que levou o showroom flutuante da marca para praias do Rio e São Paulo. Além do setor automotivo, a agência está por trás do lançamento de produtos marcantes na história de vários segmentos, seja telefonia, carro, bens de consumo, como Stella Artois, Budweiser, H2O, Skol Beats e toda a estratégia que envolveu a chegada ao País da operadora VIVO.

Guiada por movimentos culturais

Ao longo dos anos, a BFerraz se preparou para ser um radar de tendências de movimentos culturais, sendo capaz de desenvolver uma intimidade com a cultura pop e tornando-se referência na criação de experiências de marcas para o jovem. Antenada com as mudanças de comportamento de consumo desse público, a agência entende que a música é uma ferramenta poderosa na conexão das marcas com seus consumidores e, por essa razão, conseguiu criar uma série de ações que transformou o cenário musical brasileiro.

Nessa linha, um dos cases mais emblemáticos foi a introdução da música eletrônica no País, que se deu por meio do Skol Beats, evento considerado o maior festival proprietário de música eletrônica na América Latina e o primeiro do gênero criado por uma marca no Brasil. O sucesso do festival levou ao desenvolvimento de um produto, a cerveja Skol Beats, e que também foi lançado pela agência.

A BFerraz ainda repetiu o feito ao antecipar o sucesso da cena da música indie ao criar o Planeta Terra, festival que trouxe para o País alguns dos maiores nomes internacionais do estilo. Além disso, conseguiu mesclar esportes radicais, arte e música de rua no Guaraná Antarctica Street Festival – O GAS Festival.

A relação com a música é, de fato, um importante capítulo da história da BFerraz. No ano passado, a agência geriu cerca R$ 32 milhões só em projetos ligados ao tema e passou a oferecer para seus clientes estratégias de comunicação com diversos canais –  patrocínio, eventos proprietários, portal sobre música, aplicativo – que fazem a ponte entre a marca e o meio musical (público, artista e consumidor).

A Sky, por exemplo, precisava desenvolver um espaço impactante da marca na edição de 30 anos do Rock in Rio e a BFerraz entregou uma galeria de guitarras emblemáticas da Fender. O espaço ainda contou com a presença de um master builder da fábrica e teve shows ao vivo com artistas que não estavam no line-up do festival. O resultado foi um grande case de PR e o estande da operadora eleito pela organização do evento como o melhor espaço do local.

Outro projeto musical de conteúdo foi o curta-metragem criado para Absolut no Tomorrowland, que envolveu um espetáculo artístico com acrobatas e atores interagindo com o público. Um projeto de live marketing que, ao ser transformado em uma grande estratégia digital com alcance global, ganhou status online e o mundo.

Rede de colaboradores

Para transformar as tendências e comportamentos do mercado em projetos para as marcas, a BFerraz conta com a ajuda do Colab, uma rede de colaboradores no Brasil e no mundo composta por profissionais multidisciplinares de diferentes áreas de interesse que são convidados para entrar nos trabalhos de acordo com a demanda específica do cliente. Pedrinho Fonseca é o responsável pela curadoria de parceiros além de consultoria em projetos especiais e regionais. “Nossa rede de colaboradores pode ser acionada de acordo com as necessidades pontuais das marcas. Podemos não saber tudo, mas conhecemos quem sabe”, explica Bazinho.

Um dos primeiros projetos em que os Colabs compartilharam o palco com a BFerraz foi o Morro em Festa, festival criado pela agência para a Antarctica, no Vidigal (RJ). Para o sucesso do projeto, a agência precisou identificar e envolver os líderes locais tanto na curadoria artística quanto na produção e promoção do evento. Assim, alguns moradores da comunidade tornaram-se fundamentais para o desenvolvimento da ação.

O Colab também já foi utilizado pela BFerraz em projetos de música: a Skol convidou a agência para criar o selo Skol Music, que foi projetado para funcionar como uma plataforma de comunicação, produtora de conteúdo original e autoral e entretenimento musical, transformando o anunciante num player real da indústria fonográfica. Com o objetivo de ativar os selos e assegurar o envolvimento da marca com a música de uma forma legítima e coerente, a agência ativou a sua rede e convidou alguns dos principais produtores musicais do País para o projeto.

Ainda para Skol, nas Olimpíadas do Rio 2016, a BFerraz convidou o arquiteto Guto Requena para o desenvolvimento do projeto Skol Live House, uma ativação de patrocínio da marca dentro do Parque Olímpico que virou uma obra de arte. Idealizado para proporcionar uma experiência única de interatividade, o espaço se tornou um dos mais disputados do local em função das festas e shows, além de ter sido selecionado pela Archdaily para concorrer ao prêmio 2017 Building of the Year Awards por conta da ousadia arquitetônica.

“Muito tempo antes de se falar em branded content, a BFerraz e Skol já conversavam com os jovens por meio de eventos proprietários e ações com uma linguagem moderna que antecipavam tendências e movimentos culturais que ainda não tinham chegado no Brasil”, conta Maria Fernanda de Albuquerque, Diretora de Marketing da Skol. “A marca encontrou nos eventos proprietários um fértil terreno de expressão de seus valores e de conexão com seu target”, conclui.

Em 2015, a BFerraz foi também a responsável por garantir que Axe, um dos patrocinadores do Lollapallooza, conseguisse apresentar o novo posicionamento da marca de forma consistente. Para isso, além das ativações no evento, a agência contou com uma plataforma de conteúdo para ampliar a interação da marca com o seu público antes do festival, usando uma identidade visual assinada pelo artista George Manta, reconhecido pela criação de pôsteres dos principais festivais de música do mundo. “Essas iniciativas são oportunidades para a marca mostrar como os seus valores são semelhantes aos do público. É preciso desenvolver um conteúdo criativo e verdadeiro para manter uma conversa, antes, durante e depois do evento”, argumenta Bazinho.

Nova sede da agência, que estimula a troca de conhecimento e criatividade.
Nova sede da agência, que estimula a troca de conhecimento e criatividade.

Expansão

Depois de passar dez anos atuando à frente das áreas de fusões e aquisições, Bazinho criou para a BFerraz um modelo de expansão colaborativo e associativo de hubs espalhados pelos mercados em que a agência atua. Com estruturas mais enxutas e Colabs de inteligência específica, promove o crescimento orgânico da operação da empresa conforme a demanda dos clientes.

Dentro deste modelo, a agência liderou, no ano passado, um trabalho mundial para a AB InBev. O escritório de Miami desenvolveu o projeto de patrocínio global do Tomorrowland, que envolveu todas as edições do festival até 2018, além do desdobramento para nove marcas da companhia em 34 países de todo o mundo.

No início deste ano, foi lançado o escritório da BFerraz no México, que já está trabalhando com a marca de cervejas Corona. Hoje, a operação latina está colocando na rua uma ampla plataforma de comunicação da marca que inclui promoção, mídia, ativação, eventos proprietários e criação de campanha.

O mesmo pensamento vale para a combinação de live marketing e mídia; a inserção e compra de mídia junto a ações promocionais, bem como o surgimento de métricas de desempenho e sucesso – as quais permitem às marcas aprender mais sobre o comportamento do consumidor – influenciaram a Bferraz a ampliar, em 2014, sua estrutura e oferta de serviços de mídia. Nos últimos três anos, a compra de mídia cresceu 70% na operação. “Em todos os trabalhos da casa partimos de uma ótica de criação de storytelling que possa ser desdobrada em diversos meios. A mídia acaba dando um direcionamento e sendo um dos canais de divulgação do conteúdo”, relata Bazinho.

“Nossas entregas não cabem em rótulos ou em caixas como evento, promoção, TV, digital ou press. A gente cria, planeja eproduz ideias que viram conteúdos, os quais acompanham a velocidade das conexões, extrapolam formatos e falam com um público cada vez maior”, Bazinho Ferraz, CEO da BFerraz
“Nossas entregas não cabem em rótulos ou em caixas como evento, promoção, TV, digital ou press. A gente cria, planeja eproduz ideias que viram conteúdos, os quais acompanham a velocidade das conexões, extrapolam formatos e falam com um público cada vez maior”, Bazinho Ferraz, CEO da BFerraz

Futuro

Dando sequência ao seu projeto audacioso, Bazinho decidiu mudar a BFerraz de endereço e de formato. Foi assim que nasceu, no início deste ano, a BHouse, um espaço multidisciplinar onde a agência já começa a construir seu futuro: muito mais conectado, diverso e compartilhado. A BHouse, localizada no Itaim (SP), abriga a sede da agência e também outras áreas projetadas com conceito de open space.

Com projeto assinado pelo diretor criativo Wado Gonçalves ao lado do designer Diego Ognibeni e do arquiteto Bruno Oshiro, o local abriga um espaço de co-working; uma estrutura completa de gastronomia para eventos e exposições de conteúdos diversos; uma área intimista para workshops, exposições, encontros e eventos e uma incubadora/investidora de projetos criativos ligados a tecnologia e marketing.

Desta forma, Bazinho optou por investir em um local voltado para o incentivo à troca de conhecimento e criatividade, com uso para quem quiser se conectar ou começar um negócio. “Mais que um endereço, paredes e estrutura, a BHouse é uma porta aberta a projetos criativos e trocas valiosas” explica Bazinho, que pretende ainda integrar as atividades da BHouse com as ações da BFerraz. “Essa integração é um caminho sem volta na economia criativa e compartilhada que vivemos hoje”, finaliza o executivo.

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