A expressão live marketing é recente, mas a consistência e pujança desse mercado vêm de longa data. Trata-se de um setor que movimenta R$ 43,9 bilhões por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro). O segmento nasceu como promoção e eventos, passou por marketing promocional até chegar ao conceito de marketing ao vivo, cuja ideia é interagir com as pessoas, tocá-las e propiciar a elas experiências no seu dia a dia. “O consumidor não quer mais apenas ter algum produto ou serviço, o que é importante hoje é a experiência, o relacionamento com a marca, o algo a mais que ela proporciona a quem a escolhe”, afirma o Vice- Presidente de Gestão Criativa da Holding Clube, Fabio Brandão.

Detentora de seis agências, a Holding Clube é o maior grupo de live marketing do Brasil. Sua empresa mais antiga, o Banco de Eventos, foi fundada pelo atual presidente do conselho da companhia, o empresário José Victor Oliva, e está prestes a completar 30 anos de atuação, o que significa que a história da agência permeia o desenvolvimento do setor de live marketing no País. Além do Banco de Eventos, fazem parte do grupo a Samba, a Lynx, a Cross Networking, a Rio360 e a Storymakers – a última lançada no ano passado.

Facundo Guerra (à esquerda) e José Victor Oliva: união para aproximar o grupo do público jovem
Facundo Guerra (à esquerda) e José Victor Oliva: união para aproximar o grupo do público jovem

“A Holding Clube tem expertise, talento e ferramentas para criar experiências pertinentes para alcançar os clientes das marcas não somente pela citação do nome da empresa, mas pela vivência de algo que faz sentido àquilo que o consumidor pensa, sente e aspira”, comenta. Segundo o VP, as agências do grupo partem do princípio de que não existe mais divisão entre os mundos real e digital, e, por isso, to- das as ações são pensadas, desde o marco zero, para refletir nesse ambiente integrado.

Brandão explica que o live marketing está vivendo um período de expansão sem prece- dentes no Brasil e no mundo porque as pessoas querem ter experiências, trocas de informações e novas sensações no real e no virtual. “As pessoas já não conseguem mais separar, no dia a dia, o real do digital. Em todos os momentos, os dois andam lado a lado. Se alguém quer ir a um show de música, compra o ingresso on-line, solicita um meio de transporte, que é físico, pelo celular – a porta de entrada para o mundo virtual –, canta a música com a banda e grava um vídeo. A tecnologia está ao nosso lado; então, o live marketing par- te também desta premissa, de que a experiência deve ser vivida por completo.”

Inovação constante

A crise econômica dos últimos anos impulsionou o grupo a fazer os ajustes para dar continuidade ao seu crescimento. “Isso nos coloca, ainda mais, em uma posição privilegiada para ajudar as empresas de todos os setores na retomada do aumento das vendas, alicerçadas nas ligações emocionais e racionais dos consumidores com elas, a serem proporcionadas pelas ações de live marketing.” O processo para chegar ao momento atual do grupo envolveu a derrubada das paredes das agências e a ida para as ruas com a intenção de entender o mercado, o cliente e o consumidor. Isso porque a Holding Clube acredita que a inovação está relacionada com a busca de ferramentas, meios e profissionais para fortalecer as áreas consideradas essenciais e imbatíveis na comunicação das marcas com seus consumidores. O lançamento da agência Storymakers, no ano passado, veio dessa postura.

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A caçula das agências tem como objetivo desenvolver uma relação diferente entre marcas e consumidores. Sua intenção é não apenas contar as histórias, mas, sim, fazê-las acontecer, garantindo que tenham um propósito e gerem experiências transformadoras para todos os envolvidos. A ideia é criar, planejar e captar oportunidades de projetos proprietários inovadores, sendo um braço estratégico das marcas e deixando a parte operacional para parceiros.

A nova agência, aliás, já nasceu com uma grande empreitada: a associação com o Grupo Vegas, de Facundo Guerra e seus sócios: Fabio Coelho, Marcelo Beraldo e Lucio Ribeiro. Formado por alguns dos principais nomes da cena cultural e de entretenimento de São Paulo, o Grupo Vegas lançou um novo olhar sobre esse universo. “Eles são criativos, abertos, inovadores, com ideias e interesses alinhados aos nossos. Por isso, é a parceria ideal. Juntos, vamos criar um canal de comunicação e produção de conteúdo com a cara do jovem paulistano e dos brasileiros. Acreditamos em nossas forças, que, somadas, são fundamentais para unir pessoas e criar conteúdos inéditos e poderosos”, afirma Brandão.

Camarote reformulado

Mas não foi somente a agência mais nova que trouxe novidades recentemente. Um dos projetos de maior destaque do Banco de Eventos, o camarote do carnaval do Rio de Janeiro veio com formato reformulado para a festa deste ano. O espaço, que já havia sido licenciado pela Brahma e pela Antarctica anterior- mente, passou a ter a sua gestão 100% comandada por José Victor Oliva e chama-se agora Camarote Número 01. Oliva, inclusive, tem uma relação muito próxima com a maior festa popular do Brasil: ele foi, há 26 anos, um dos cria- dores do Camarote da Brahma, o mais disputado da Sapucaí. Neste ano, com a mudança de comando, uma parcela dos ingressos começou a ser vendida para o grande público, o que jamais havia sido feito anteriormente.

Além de uma gestão renovada, Camarote Número 01, na Sapucaí, abriu a venda de ingressos para o grande público nesse ano
Além de uma gestão renovada, Camarote Número 01, na Sapucaí, abriu a venda de ingressos para o grande público nesse ano

A história do Banco de Eventos, aliás, se mescla não só com a do carnaval no Rio, mas também com a evolução do mercado de live marketing no Brasil. Fundado em 1988, é referência no segmento e especializada em to- dos os setores do marketing ao vivo: eventos, promoção, incentivo, experiência de marca, convenções, digital, conteúdo e ativações, entre outros. A agência, por exemplo, participou de todas as edições do Salão do Automóvel desde que começou a atuar. No ano passado, fez os estandes e a ativação de quatro grandes montadoras na 29a edição do evento – Volkswagen, Peugeot e Jaguar/ Land Rover tiveram seus espaços assinados pela agência. Esse foi um marco em número de clientes atendidos pela empresa no Salão.

Quando o Banco de Eventos já tinha mais de 15 anos de experiência, três agências que integram a Holding Clube foram lançadas no mercado. Em 2005, foi a vez da Lynx, que é uma agência de marketing de causas com postura ativa, que pensa, executa e comunica projetos e histórias que resultam em um impacto positivo para a sociedade. No mesmo ano, o mercado fluminense ganhou o reforço da Rio360, que é o braço da Holding Clube no Rio de Janeiro nas áreas de convenções, endomarketing, estandes, feiras, ações promocionais e eventos de relacionamento, entre outras. Em 2006, foi fundada a Samba. A agência trabalha com núcleos que atendem a clientes específicos, possibilitando um relacionamento mais próximo, um bom planejamento e, o que é sua marca registrada, a entrega fiel.

A Casa do Vôlei, por exemplo, foi montada pela Samba no Rio de Janeiro durante a Olimpíada do ano passado. A iniciativa envolvia um espaço de convivência para convidados e atletas da Federação Internacional, montado em uma escola municipal próxima à Arena do Vôlei, na praia de Copacabana. Além das experiências proporcionadas durante os Jogos Olímpicos, a realização da Casa do Vôlei deixou como legado uma reforma completa na escola.

Outro projeto bem-sucedido da agência é o Senai Brasil Fashion, do Senai Cetiq. Trata-se de uma plataforma para o surgimento de novos talentos e, principalmente, de uma ferramenta que fomenta a indústria da moda e reforça o papel da educação na criação de um mercado mais sólido.

Projeto Senai Fashion Brasil, atendido pela Samba, estimula a moda e reforça o papel da educação na criação de um mercado mais sólido
Projeto Senai Fashion Brasil, atendido pela Samba, estimula a moda e reforça o papel da educação na criação de um mercado mais sólido

Já a empresa Cross Networking, lançada em 2008, é especialista em projetos customizados que conectam marcas distintas em soluções sinérgicas, usando estratégia, criatividade e inovação, garantindo resultados para todas as partes envolvidas. A Storymakers, por sua vez, ingressou na área em 2016. “A constituição única da Holding Clube, com seis agências atuando em diferentes áreas e formatos do live marketing, posiciona a companhia na liderança desse mercado cada vez mais estratégico para as empresas que querem se relacionar com os clientes e promover experiências marcantes, que impactem de maneira significativa os consumidores e construam a imagem positiva da marca”, ressalta Fabio Brandão, destacando que o grupo é formado por capital 100% nacional e investe no talento brasileiro para continuar crescendo e alavancando os negócios.

Fabio Brandão - VP de Gestão Criativa
Fabio Brandão – VP de Gestão Criativa

“As agências do grupo
partem do princípio de
que não existe mais divisão entre os mundos real e digital, por isso as ações são pensadas para refletir nesse ambiente integrado, em que o cliente
é impactado na vida real
e no universo digital”,
 Fabio Brandão,
VP de Gestão Criativa

Os líderes do grupo costumam dizer que os brasileiros têm contato todos os dias com algum produto ou serviço atendido pela Holding Clube. A companhia tem um extenso portfólio de clientes de diversos setores da economia, como de bens de consumo (LG, Samsung, Nike, Louis Vuitton, Riachuelo, Hering), alimentos e bebidas (Sadia, AmBev, Kibon), serviços (Vivo, Ticket) e entretenimento (Campeonato Brasileiro de League of Legends), entre outros. Com quase três décadas de experiência, a Holding Clube trabalha com agências que geram tendências e têm compromisso com a excelência, trazendo como marcas registradas um planeja- mento impecável, execução única, entrega fiel e constante busca pela inovação.

Com essa inovação em seu DNA, o grupo antecipou a nova era da comunicação há alguns anos. “As agências são referência em suas áreas de atuação e conhecidas por produzirem eventos únicos, que criam formas de relacionamento entre marcas e pessoas, experiências apaixonantes e potencializam os negócios dos clientes”, finaliza o VP.

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