Com apenas dois meses de operação no Brasil, a Vivid Brand – agência de live marketing do Grupo Publicis – comemora a chegada da conta da Asics. O marketing esportivo, aliás, será uma das frentes na qual a nova empresa atuará. O caminho surgiu naturalmente, já que a agência reuniu a Ínsula Comunicação e a Publicis Dialog, ambas com experiência nessa área, além de ser liderada por Gustavo Herbetta, que traz a disciplina em sua bagagem profissional. Dentre as iniciativas planejadas para esse segmento está a criação de uma metodologia proprietária que estimula a profissionalização e a capacitação de todos os players envolvidos, trazendo um olhar focado no investimento do ponto de vista dos anunciantes e dos que buscam patrocínio.

A Vivid Brand integra uma rede global, com sede em Londres, e, no Brasil, é resultado da união das agências e iniciativas de live marketing do Publicis. O escritório em São Paulo já nasceu, portanto, atendendo grandes clientes, provenientes dos relacionamentos de longo prazo com a Ínsula e a Dialog, nas áreas de promoção de vendas, marketing esportivo, brand experience, PDV, endomarketing, campanhas de incentivo, eventos, feiras e mídia.

“O Brasil vem demandando estratégias para otimizar as verbas de comunicação e garantir maior assertividade na conversão de seguidores em consumidores. Nossa intenção é unificar a expertise e a inteligência da marca global em estudar a jornada de consumo e entender suas práticas, ao nosso amplo conhecimento de live marketing e do mercado local”, conta Gustavo Herbetta, diretor-geral da Vivid Brand no Brasil. Ele explica que a empresa atua sob o conceito global “The Power of One”, integrando o trabalho das agências do grupo e provendo as melhores soluções para os seus clientes, de forma única e estratégica.

cruz_423x417“Nossa missão interna é intensificar o ‘The Power of One’. Estamos, inclusive, desenvolvendo projetos integrados com outras agências do Publicis como a Leo Burnett e a Neogama, por exemplo”, afirma Herbetta. Atualmente, a Vivid Brand Brasil oferece um repertório completo de soluções, que vai do entendimento do comportamento de consumo, à eficiência das ações no ponto de venda, passando pelas melhores práticas para propiciar ações de experiência de marca e conversão de vendas para seus parceiros.

No País, a Vivid funciona com um time enxuto e experiente de aproximadamente 50 funcionários, nas áreas de negócios, esportes, planejamento estratégico, produção e criação. Em ambiente colaborativo, o foco é prover soluções de negócios, por meio de inovação e criatividade. “Temos uma vertente comercial inserida em nosso DNA. Isso nos permite, com o apoio de toda a estrutura financeira e jurídica do Grupo Publicis, oferecer modelos de negócio modernos e ousados, alinhados às regras de governança e compliance de uma agência multinacional, parte de um dos maiores grupos de comunicação do mundo”, completa Herbetta.

O profissional, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação brasileiro e norte-americano e atuação em diversas disciplinas e segmentos, comanda a Vivid Brand ao lado de Leonardo Giannetti, diretor de planejamento estratégico, James Ribeiro, diretor de criação, Lucianne Salgueiro, diretora de atendimento, e Luiz Fiorese, diretor de novos negócios. A meta desse time é unificar toda a expertise adquirida nos últimos anos utilizando as ferramentas de inteligência e a capilaridade do Grupo Publicis, para prover soluções, sempre com foco em conversão e experiência de marca. Entre os atuais clientes estão Asics, Bradesco Seguros, Brookfield, Chevrolet, Herbalife, Hospital Sírio-Libanês e Mobil.

Uma década de experiência

Nascida dentro da Neogama em 2006, a Ínsula Comunicação foi adquirida pelo Grupo Publicis – terceiro maior conglomerado de comunicação do mundo com mais de 77 mil colaboradores – há três anos. Entre os cases de destaque está a gestão do patrocínio da Chevrolet com ativação em 23 estados, incluindo os principais campeonatos regionais de futebol do País. A empresa atuou em mais de 3 mil jogos ao longo de três anos de patrocínio, unindo a marca aos torcedores. A agência também é responsável pelo programa Parceiro Chevrolet.

Marca e torcedores unidos: ação envolveu a gestão de patrocínio da Chevrolet com ativação em mais de 3 mil jogos de campeonatos regionais do País
Marca e torcedores unidos: ação envolveu a gestão de patrocínio da Chevrolet com ativação em mais de 3 mil jogos de campeonatos regionais do País

Para a Bradesco Seguros foi criada uma ação de endomarkerting considerada benchmark em ações de relacionamento e incentivo de colaboradores. Trata-se de uma rede social que já está em seu quarto ano e contabiliza 90% de adesão dos funcionários da seguradora. No segmento de turismo, a agência emplacou a primeira grande promoção da história da CVC. Com duração de doze meses, a ação premiou dez clientes com dez anos de viagem grátis e registrou números grandiosos: cerca de 230 mil participantes e mais de 10 milhões de números da sorte distribuídos.

Na área de alimentos e bebidas, a agência ressalta uma iniciativa desenvolvida para a Johnnie Walker, a qual envolveu uma corrida online com perguntas e respostas. A equipe vencedora ganhou a experiência de assistir ao GP do Brasil do paddock da McLaren e conhecer os pilotos. Os segundos colocados participaram de um leilão de peças exclusivas assinadas pelos titulares da escuderia.

Atrizes Deborah Secco e Ellen Rocche participaram de um desafio de três meses da Herbalife que resultou em ampla repercussão e presença nas redes sociais das estrelas
Atrizes Deborah Secco e Ellen Rocche participaram de um desafio de três meses da Herbalife que resultou em ampla repercussão e presença nas redes sociais das estrelas

Já para a Herbalife, a empresa criou a campanha Hora H, cujo objetivo era incentivar a mudança de hábitos alimentares e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável. As atrizes Deborah Secco e Ellen Rocche participaram de um desafio de três meses da marca que resultou em ampla repercussão e presença nas redes sociais das estrelas. “Queremos continuar engajando nossos clientes em relações de longo prazo, sendo percebidos cada vez mais como solucionadores de problemas, com foco e resultado”, diz o executivo.

“Para isso, trabalharemos com duas frentes: o live marketing, já que temos os parceiros e a experiência trazidos pela Ínsula e Dialog, e o marketing esportivo”, afirma Herbetta, ao acrescentar que a Vivid atua com um time de profissionais consolidados no mercado de esportes. A agência tem em seu portfólio ações desenvolvidas para a Chevrolet (ativação do patrocínio do campeonato de Stock Car por cinco anos; do campeonato brasileiro de futsal e beach soccer por dois anos; além dos principais torneios regionais de futebol); Centauro (ações de live marketing e incentivo durante a Copa do Mundo de 2014); Bradesco Seguros e Puma (ativação de patrocínio dos Jogos Olímpicos de 2016 e de atletas participantes) e Nestlé (ativação no futebol e surf).

Neste ano, a agência passou a atender a conta da Asics, sendo responsável por todo o calendário esportivo e pelos ativos da marca. Segundo a Vivid, a união veio em um momento positivo, uma vez que a Asics é a nova patrocinadora da CBV, encarregada dos uniformes das seleções brasileiras de vôlei masculino, vôlei feminino e vôlei de praia.

O diretor conta que, embora não esteja tão evoluído quanto em outras regiões do mundo, o marketing esportivo vem crescendo no Brasil, não só em função da realização dos grandes eventos de 2014 e 2016, mas também pelo aumento da percepção das empresas sobre o poder de engajamento do esporte e de conversão em tornar o fã um consumidor. “As marcas passaram a enxergar a ativação, que sempre foi pequena, como oportunidade”, comenta.

Da esquerda para direita: Lucianne Salgueiro (diretora de contas), James Ribeiro (diretor de criação), Silmara Contriciani (supervisora financeira), Luiz Fiorese (diretor de novos negócios), Juliana Geve (supervisora de criação digital), Gustavo Herbetta (diretor-geral), Carla Santos (diretora de produção) e Leonardo Giannetti (diretor de planejamento)
Da esquerda para direita: Lucianne Salgueiro (diretora de contas), James Ribeiro (diretor de criação), Silmara Contriciani (supervisora financeira), Luiz Fiorese (diretor de novos negócios), Juliana Geve (supervisora de criação digital), Gustavo Herbetta (diretor-geral), Carla Santos (diretora de produção) e Leonardo Giannetti (diretor de planejamento)

Para atender a esse mercado que está cada vez mais maduro, a Vivid desenvolve uma ferramenta proprietária que analisará, por exemplo, os investimentos, os retornos de patrocínio e permitirá uma melhor recomendação estratégica. “Isso dará uma visão mercadológica maior e mais profissional tanto para os anunciantes, quanto para os que buscam as marcas”, diz Herbetta, ao complementar que uma metodologia com esse formato é inédita dentro do Grupo Publicis.

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