A retração econômica impactou o comportamento de compra do brasileiro e deu origem a novos formatos de consumo para driblar a crise. Agora, a aproximação junto ao público e a criação de valor no ponto de venda passam a ser ainda mais relevantes para as companhias. Apesar de desafiador, esse momento de transição do consumidor valoriza a inovação, a criatividade e, principalmente, as empresas que atuam de forma eficiente oferecendo soluções relevantes e com resultados no ponto de venda. É nesse cenário que a Score Group, atual nome da The Marketing Store Brasil, apresenta sua nova identidade e seu novo posicionamento, reafirmando sua experiência de 17 anos em conversão de vendas e construção de marca no PDV e projetando crescimento dentro de seus clientes de hoje e também na América Latina.

Considerada uma das maiores agências BTL da região latino-americana em faturamento e perfil de clientes atendidos, a Score Group tem como objetivo ser a empresa no seu segmento que mais investe em pessoas, gestão e inovação. As quase duas décadas de atuação bem-sucedida no mercado de shopper experience trouxeram a fidelidade de companhias como Ambev, Mondeléz, BRF, Fiat, McDonald’s, Top Cau e Riachuelo, entre outras, e permitiram a construção conjunta de ações com resultados positivos e tangíveis. “O segredo do crescimento da empresa se explica nos seus três principais pilares: pessoas motivadas, foco no que é especialista e investimento na gestão de projetos”, afirma o CEO da Score Group, Britto Jr.

O ano de 2017 marca o reposicionamento da companhia, que se desvinculou totalmente da antiga matriz norte-americana (The Marketing Store). “Adotamos um novo nome e uma nova marca, mas mantivemos nosso DNA de empresa 100% projetizada e especialista em tudo o que faz”, afirma Britto Jr. Com a renovação da identidade veio também o novo posicionamento, reafirmando a expertise técnica, criativa e estratégica da Score Group em projetos orientados à conversão de vendas e construção de marca no ponto de venda com foco em resultados tangíveis para o cliente.

Carolina Vanuci, Britto Jr., Lucas Elias, Fabricio Klug e Mauro Faustino lideram a agência, considerada uma das maiores de BTL da América Latina
Carolina Vanuci, Britto Jr., Lucas Elias, Fabricio Klug e Mauro Faustino lideram a agência, considerada uma das maiores de BTL da América Latina

Munida de sua nova marca e atenta ao potencial de ações integradas na América Latina, a Score Group tem como meta crescer na área. Neste ano, a empresa planeja reabrir seus escritórios na Argentina e no México e, em 2018, ter unidades no Chile e na Colômbia. “Acreditamos na força da América Latina e em ações que possam explorar os pontos em comum da região e únicos de cada país”, diz o executivo. Além disso, a empresa busca o crescimento nos clientes atuais e na relevância dos projetos que produzam inovação e resultado no PDV.

Unidades especialistas

Atualmente, a empresa trabalha com três unidades de negócio especialistas e independentes. A Global Product Solutions

(GPS), especializada no desenvolvimento de produtos promocionais, conta com uma equipe técnica interna dedicada a todas as fases do projeto. Já a Activation, focada em marketing promocional, é formada para entregar projetos de ativação, promoção, incentivo, branding e eventos. Enquanto, a Retail, especializada em soluções para o ponto de venda, cria projetos criativos e inovadores.

Recentemente, as três unidades desenvolveram para a Mondeléz a ação para a próxima Páscoa, cujo desafio foi traduzir a magia da data em vários momentos e perfis de consumidores. A solução encontrada envolveu a construção de uma plataforma de brinquedos com alto valor percebido em design, tecnologia e interação com as crianças, além de uma promoção que premia os consumidores de todo o portfólio de chocolates da empresa com 10 mil prêmios instantâneos.

Ainda para essa Páscoa, a agência teve a missão, dessa vez para a Top Cau, de potencializar a qualidade dos ovos com licenças relevantes. Nesse caso, a Score Group propôs a criação de projetos proprietários que valorizassem os produtos e se tornassem parte do valor agregado e residual deles. Assim, a GPS desenvolveu brinquedos e acessórios com a função de fazer parte da embalagem, chamando atenção do comprador e gerando diversão para as crianças.

À esquerda, os brinquedos criados para a Páscoa e, à direita, carrinhos exclusivos para promoção
À esquerda, os brinquedos criados para a Páscoa e, à direita, carrinhos exclusivos para promoção

Também no universo infantil, a agência destaca uma iniciativa criada para a Riachuelo no Dia das Crianças. Nesse caso, a GPS desenvolveu diversas opções de brinquedos para o público mirim: lanternas com dínamo do Adventure Time, Minions saltadores, braceletes que lançavam tazos dos Avengers, Batman, Superman, Tartarugas Ninja, luminária no formato de Minnie, frasqueira da Barbie e até um porta-joias com colar exclusivo do Frozen. “Nosso trabalho é capturar a essência das licenças para criar pro-dutos realmente desejáveis, que tenham o DNA das marcas e possam proporcionar aquilo que as crianças mais querem: diversão”, afirma Britto Jr.

Outra ação bem-sucedida foi realizada para a Cosan e envolveu a promoção “Mobil Hot Wheels”, que premiou os consumidores da Mobil com carrinhos Hot Wheels exclusivos. A experiência da agência em conduzir esse tipo de negociação entre empresas e licenciadores foi fundamental para materializar uma parceria inédita, unindo as marcas em uma experiência lúdica que extrapolou o momento de compra.

Já para os jogos olímpicos do ano passado, a Score Group fez parte de uma ativação global do McDonald´s. Na ocasião, a rede trouxe 100 crianças de vários países para participarem da cerimônia de abertura. No Brasil, 25 pessoas foram selecionadas por meio da promoção “Pequenos amigos, grande festa”, realizada pela unidade Activation.

Outro exemplo de projeto que envolveu as três unidades de negócios da Score Group foi o planejamento estratégico e a criação de todas as ações de PDV das marcas da BRF (Sadia e Perdigão) para o Natal de 2016. A agência, que foi escolhida após um processo de concorrência com outras quatro empresas, desenvolveu as bolsas térmicas para a promoção do consumidor, a estratégia e criação dos materiais de PDV, e foi responsável pela ativação das marcas no ponto de venda durante o período.

“Trade é parte do branding. Não adianta um enorme investimento em outros canais de mídia, se, no momento de compra ou consumo, a marca não reflete o mesmo posicionamento”, comenta o executivo. Ele conta que um projeto realizado pela unidade Retail trouxe uma nova experiência para os pontos de venda proprietários da Ambev.

Acima, projeto desenvolvido para PDV proprietário da Ambev.
Acima, projeto desenvolvido para PDV proprietário da Ambev.

A Antarctica, por exemplo, investiu para transformar a relação e presença da marca em bares ícones do Rio de Janeiro. Para a criação do projeto, foi necessário entender a relação do carioca com o bar e como a Antarctica poderia aumentar sua conexão e não apenas impor seu conceito. “O resultado foi a sinergia de branding e momento de consumo, em um trabalho de planejamento e criação aprofundados em experiência de consumo”, ressalta Britto Jr. Pelo mesmo processo passou a Skol em bares do cinturão de universidades, com sua plataforma Skol Facul, na qual era necessário estar presente sem ser invasivo. Foi preciso entender os anseios e as necessidades do público e achar a linguagem adequada para conversar com o consumidor. Nesse caso, a Score Group desenvolveu um conceito visual de arquitetura de bares, ambientação interna e materiais utilitários que destacava presença da marca, mas sempre melhorando a ambientação do local.

A agência também revitalizou o conceito e a imagem das lojas Chopp Brahma Express, franquia da Ambev especializada em fornecimento de chope para o consumo doméstico. As lojas foram transformadas em empórios com experiência e conteúdo do universo cervejeiro, trazendo códigos visuais mais atuais, valorizando e destacando produtos e serviços. “Em todos os projetos, foi essencial o conhecimento profundo do consumidor e dos diferentes canais de vendas, fazendo com que nosso trabalho fosse mais estratégico e menos tático”, diz o CEO.

Já a relação com a Colorado, cervejaria da Ambev, começou em um processo para definição da agência que faria os materiais de ponto de venda, mas acabou se estendendo para muito além disso. Com pesquisas, conceitos e definição das estratégias, o Score Group ajudou na construção da linguagem e acompanhou todo o processo de conceituação da marca com outras agências parceiras da cervejaria.

Clientes fiéis

“Nossa atuação trouxe a fidelidade de clientes e permitiu a construção conjunta de ações com resultados positivos e tangíveis. O segredo do nosso crescimento está nos nossos principais pilares: pessoas motivadas, foco no que é especialista e investimento na gestão de projetos” – Britto Jr, CEO da Score Group

Um dos clientes mais antigos da Score Group é a Fiat. Há 17 anos, a agência vem aprimorando e executando a plataforma de incentivos para a equipe da montadora, mesclando métricas de vendas e desempenho das ações de marketing e promoções. Paralelamente, a agência trabalha nas campanhas de test drive da Fiat, como a que ocorreu no ano passado. “A Score tem o tamanho da confiança de seus clientes, que investem há muitos anos na empresa acreditando na relevância dos projetos”, finaliza Britto Jr.

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